eSocial: Como integrar áreas pode fazer a diferença e evitar multas

O eSocial anda tirando o sono de muitos gestores, especialmente na questão da exigência de que as informações fornecidas pelas diferentes áreas dentro de uma empresa sejam absolutamente consistentes.

Essa mudança tende a causar enormes desconfortos, uma vez que usar sistemas e fornecedores com tecnologias diferentes para Contabilidade e Segurança e Saúde do Trabalho (“SST”) é uma prática bastante comum nas empresas. A eventual divergência de informações entre essas áreas, até então, não era vista como um grande problema.

O início da obrigatoriedade de utilização do eSocial para prestação das informações dos eventos relativos a SST, para todas as empresas, é janeiro de 2019.

Mas como garantir que a sua contabilidade seja capaz de se adequar às novas exigências, aos novos prazos e evitar a aplicação de sanções e multas?

Um caminho que muitas empresas estão encontrando é a consolidação dos fornecedores, reunindo áreas como Contabilidade e SST em um mesmo sistema integrado, o que possibilita o cruzamento de informações e a checagem de dados antes da transmissão das informações ao eSocial.

Essa escolha facilita a gestão como um todo, já que o mesmo fornecedor estará diretamente ligado tanto ao envio das informações quanto ao cumprimento das obrigações de SST. E isso pode ser uma grande ajuda no cumprimento de prazos e normas de SST.

É uma alternativa prática e eficiente do ponto de vista empresarial. O eSocial não introduzirá nenhuma nova obrigação ao setor empresarial. As informações que serão encaminhadas ao ambiente do eSocial, atualmente, já precisam ser registradas pelas empresas em diferentes datas e meios, alguns deles ainda em papel. No entanto, a maioria dos escritórios não está preparada para lidar com a nova realidade, que dirá para assumir de forma competente a gestão da SST de grandes empresas. Afinal, é importante que o fornecedor conte com profissionais experientes em ambas as áreas e consiga aproveitar as sinergias do contrato consolidado, além de ferramentas e tecnologia que possibilitem a gestão e acompanhamento dos serviços contratados pelas empresas.

Pensando nos itens acima, o Grupo PLBrasil, reconhecido por sua excelência na prestação de serviços paralegais, criou as unidades Contábil e de SST, que podem ser contratadas de forma conjunta (ou independentemente, se preferir), eliminando todas as barreiras de integração.

Apoiada em um processo de BPO – Business Process Outsourcing – e em tecnologias inteligentes, o Grupo PLBrasil oferece assessoria em compliance nas áreas contábil, tributária, financeira e folha de pagamentos com excelência, agilidade e em total sinergia com serviços de gestão de SST.

A solução foi pensada exatamente para facilitar a adequação às exigências do eSocial e garantir que as entregas das informações sobre as obrigações contábeis e ocupacionais sejam consistentes e precisas.

Fale com o Grupo PLBrasil e saiba como essas e outras soluções podem ajudar sua empresa a superar desafios e ir cada vez mais longe.

 

PLBrasil: +55 (11) 3292-5050
plbr@plbrasil.com.br

Por |20/07/2018|Artigos|0 Comments