Prezados clientes,

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje pandemia de COVID-19, comumente conhecido como Corona Vírus.

A Universidade John Hopkins divulgou um mapeamento em tempo real da disseminação do COVID 19, onde mostra que até às 13h de hoje, são 124.947 casos confirmados em 114 países. Clique aqui para visualizar o mapeamento.

De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e países afetados devem subir nas próximas semanas. Nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou.

No Brasil são 52 casos confirmados até o momento. Segundo o Ministério da Saúde, não há motivo para pânico, pois a letalidade do vírus é baixa e, na maioria dos casos, a doença assemelha-se à gripe.

O objetivo da PLBrasil Health&Safety é de divulgar informações de fontes confiáveis para orientar corretamente nossos clientes, apresentando recomendações e canais de acesso em caso de dúvidas.

Dica para as empresas

Sugerimos que orientem seus colaboradores para não discriminar nem criar situações constrangedoras sobre o tema com colegas, isso pode levar as pessoas a não dispensarem a atenção necessária à doença.

Ser solidário e compreensivo são demonstrações de cuidado e respeito.

Dissemine as boas práticas de higiene e prevenção também fora do ambiente de trabalho para que os colaboradores compartilhem com parentes e amigos.

Prevenção

  • Lave suas mãos frequentemente;
  • Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que estiver tossindo;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca;
  • Adote boas práticas de higiene respiratória: cubra sua boca e nariz com cotovelo flexionado quando tossir ou espirrar;
  • Se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure auxílio médico assim que possível.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são: febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem reportar dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver resposta grave.

Em caso de suspeita

Se algum colaborador apresentar sintomas de COVID-19 recomendamos que sejam orientados a permanecerem fora do ambiente de trabalho e a procurarem auxílio médico para diagnóstico;

Caso tenha algum funcionário tenha viagem de trabalho programada, verificar com a gerência se ela é necessária ou se pode ser adiada ou substituída por teleconferência. Se você estiver recebendo funcionários de outras unidades no Brasil ou de outros países, sugerimos adotar o mesmo critério.

Manteremos nossos clientes atualizados de acordo com as informações atualizadas divulgadas pelos órgãos oficiais.

A informação correta é a melhor forma de prevenção.