Faltam

Para a indicação do beneficiário
final na Receita Federal do Brasil

DATA LIMITE: 01/07/2019

SP +55 (11) 3292-5050 • RJ +55 (21) 3550-9150 |plbr@plbrasil.com.br

Não tenha o CNPJ suspenso pela falta de indicação de Beneficiário Final na Receita Federal do Brasil.

Como medida de prevenção e combate à sonegação fiscal, à corrupção e à lavagem de dinheiro, a Receita Federal do Brasil (“RFB”) publicou a Instrução Normativa nº 1.863, de dezembro de 2018, que prorroga o prazo para as sociedades nacionais e estrangeiras indicarem o beneficiário final (“IN 1863″).

As sociedades que não preencherem as informações referentes ao beneficiário final, bem como não apresentarem os documentos comprobatórios, poderão ter a inscrição do CNPJ SUSPENSA, e podem ter suas atividades interrompidas no Brasil.

É necessário informar o Beneficiário Final na RFB mesmo nos casos em que a controladora do investimento seja uma pessoa jurídica, como, por exemplo, uma sociedade de capital aberto.

A Receita Federal do Brasil define o beneficiário final como:

  1. A pessoa natural que, em última instância, de forma direta ou indireta, possui, controla ou influencia significativamente a entidade; ou a pessoa natural em nome da qual uma transação é conduzida.
  2. Presume-se influência significativa, quando a pessoa natural:
    a. possuir mais de 25% (vinte e cinco por cento) do capital social da entidade, direta ou indiretamente; ou
    b. direta ou indiretamente, deter ou exercer a preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores da entidade, ainda que sem controlá-la.

Data Limite para informar o beneficiário final: 1º de julho de 2019.

Considerando os procedimentos burocráticos que norteiam a matéria e a legalização obrigatória de diversos documentos, solicitamos que o dossiê que suporta esta declaração seja encaminhado aos nossos cuidados até 24 de maio de 2019.

Estamos à disposição para esclarecimentos adicionais e valores dos honorários envolvidos no processo.

Contato: Anna Paschuino
E-mail: nn.sp@plbrasil.com.br
Tel.: +55 (11) 3292-5050

Por |10/04/2019|Artigos|0 Comments