Por Diego Gloria

PLBrasil Health&Safety | 21.05.2021

 

Foi publicada no Diário Oficial da União a MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.046, DE 27 DE ABRIL DE 2021, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).

 

O capítulo VII da MP trata DA SUSPENSÃO DE EXIGÊNCIAS ADMINISTRATIVAS EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, que comentamos a seguir:

Art. 16. Fica suspensa, durante o prazo a que se refere o art. 1º, a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais, dos trabalhadores que estejam em regime de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho a distância.

 

  • O art. 1º fala que as medidas propostas na MP poderão ser adotadas pelos empregadores pelo prazo de 120 dias a partir da publicação (28/04/2021), ou seja, até o dia 28/08/2021 (inicialmente). O parágrafo único informa que o prazo poderá ser prorrogado por igual período.
  • O grifo acima destaca que as medidas não são obrigatórias, mas uma possibilidade de adoção pelo empregador, e são dirigidas apenas aos exames ocupacionais (clínicos e complementares) dos colaboradores em teletrabalho, trabalho remoto ou a distância. A exceção é o exame demissional que permanece obrigatório em todas as situações durante a vigência da MP.
  • Recomendamos que, mesmo com a possibilidade de suspensão dos exames ocupacionais nos casos citados, nossos clientes mantenham o fluxo padrão de agendamento. Em não havendo restrição na cidade onde o exame será realizado, seguiremos com o agendamento atendendo a todas as orientações e normativas referentes ao combate ao risco de infecção ao COVID-19.

§ 1º Fica mantida a obrigatoriedade de realização de exames ocupacionais e de treinamentos periódicos aos trabalhadores da área de saúde e das áreas auxiliares em efetivo exercício em ambiente hospitalar, os quais terão prioridade para submissão a testes de identificação do coronavírus (covid-19) previstos em normas de segurança e saúde no trabalho ou em regulamentação internacional.

  • Aos trabalhadores da área da saúde não aplica a suspensão da obrigatoriedade da realização dos exames ocupacionais prevista na MP.

§ 2º Os exames a que se refere o caput serão realizados no prazo de cento e vinte dias, contado da data de encerramento do período de que trata o art. 1º.

  • Para os empregadores que optarem por não realizar os exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e de mudança de função para os trabalhadores em teletrabalho, trabalho remoto ou a distância.
  • Estes exames deverão ser realizados em até 120 dias após o término de vigência da MP.

§ 3º Os exames médicos ocupacionais periódicos dos trabalhadores em atividade presencial vencidos durante o prazo a que se refere o art. 1º poderão ser realizados no prazo de até cento e oitenta dias, contado da data de seu vencimento.

  • Para os trabalhadores em atividade presencial que o exame periódico vencer durante a vigência da MP, será concedido o prazo de 180 dias a partir do vencimento para regularização.

§ 4º Na hipótese de o médico coordenador de programa de controle médico e saúde ocupacional considerar que a prorrogação da realização dos exames representa risco para a saúde do empregado, o médico indicará ao empregador a necessidade de sua realização.

§ 5º O exame demissional poderá ser dispensado caso o exame médico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de cento e oitenta dias.

Art. 17. Fica suspensa pelo prazo de sessenta dias, contado da data de publicação desta Medida Provisória, a obrigatoriedade de realização de treinamentos periódicos e eventuais dos atuais empregados, previstos em normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho.

§ 1º Os treinamentos de que trata o caput serão realizados no prazo de cento e oitenta dias, contado da data de encerramento do período de que trata o art. 1º.

§ 2º Os treinamentos previstos em normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho poderão, durante o período a que se refere o art. 1º, ser realizados na modalidade de ensino a distância e caberá ao empregador observar os conteúdos práticos, de modo a garantir que as atividades sejam executadas com segurança.

  • Quanto aos treinamentos periódicos e eventuais normativos, ficam suspensos pelo prazo de 60 dias a partir da publicação (28/04/2021), ou seja, até o dia 28/06/2021 (podendo ser modificado em função de prorrogação de prazo com edição de nova MP).
  • Os treinamentos poderão ser realizados na modalidade de ensino à distância e, caso não aconteçam, a regularização deve ser realizada em até 180 dias após o término da vigência da MP.

Art. 18. Fica autorizada a realização de reuniões das comissões internas de prevenção de acidentes, inclusive aquelas destinadas a processos eleitorais, de maneira inteiramente remota, com a utilização de tecnologias da informação e comunicação.

  • A CIPA permanece ativa com a possibilidade de todas as etapas do processo de constituição/renovação serem realizados de maneira remota. Não há suspensão aplicável ao funcionamento da CIPA.

Art. 19. O disposto neste Capítulo não autoriza o descumprimento das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho pelo empregador, aplicadas as ressalvas previstas apenas nas hipóteses excepcionadas.

Fora os exames ocupacionais e treinamentos normativos nas hipóteses previstas nesta MP, todas as demais exigências para atendimento às Normas Regulamentadoras permanecem aplicáveis tais como, por exemplo, elaboração e renovação do PPRA, PCMSO e laudos técnicos.

A equipe da PLBrasil Health&Safety está à disposição para
auxiliá-los nos canais abaixo:

 

+55 (21) 3350-9150
healthsafety@plbrasil.com.br

PLBrasil | Health & Safety Map
Compartilhe em suas redes:

Compartilhe em suas redes:

Confira os últimos artigos de Saúde e Segurança no Trabalho

Benefícios do INSS: o que você precisa saber

publicado em 25 de abril de 2024 por Diego Gloria Em 2023, 2,5 milhões de benefícios por incapacidade temporária foram pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O número [...]

ATESTMED e Perícias Médicas com Telemedicina

publicado em 12 de abril de 2024 por Diego Gloria Nos últimos anos, a transformação digital tem revolucionado diversos setores, e a Previdência Social não é exceção. Com o objetivo de [...]

Confira os últimos artigos de Saúde e Segurança no Trabalho

Benefícios do INSS: o que você precisa saber

publicado em 25 de abril de 2024 por Diego Gloria Em 2023, 2,5 milhões de benefícios por incapacidade temporária foram pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O número [...]

ATESTMED e Perícias Médicas com Telemedicina

publicado em 12 de abril de 2024 por Diego Gloria Nos últimos anos, a transformação digital tem revolucionado diversos setores, e a Previdência Social não é exceção. Com o objetivo de [...]